O online
shopping, ou compras online,
designa o processo de compra de bens e serviços através da Internet.
Quais os principais problemas deste tipo de serviço?
Existem alguns
problemas que podem surgir através das compras online, nomeadamente: roubo das credenciais de utilizadores
legítimos; clientes a serem vítimas de burlas através de compras efetuadas em
sítios fraudulentos.
Por outro lado, as
lojas online podem ser, também elas,
vítimas de fraude através da utilização de informação roubada (por exemplo,
informação relativa a cartões de crédito).
Como posso precaver-me?
Todas as recomendações
relativas à banca online são válidas
também para esta secção. Adicionalmente, tenha atenção ao seguinte:
• Confirme
a identidade da loja: veja se existe uma loja física; verifique se existem
selos de garantia de entidades independentes; verifique o feedback de outros utilizadores nas compras efetuadas nesta loja;
•
Tenha em atenção qual será o valor final da sua compra. Não se
esqueça de verificar o valor que será cobrado na expedição e transporte do bem
adquirido;
•
Verifique a política de privacidade do sítio, nomeadamente, que
o mesmo não divulgará informação confidencial;
•
Comprove os termos do negócio, como, por exemplo, a política de
devoluções;
•
Tenha especial atenção à descrição do produto que está a
adquirir. Podem existir situações em que a imagem do bem a adquirir não
corresponda ao que está anunciado na descrição do produto. Em caso de dúvida,
entre em contacto com a loja online;
•
Nunca faça pagamentos através do envio de dinheiro via postal.
Sem comentários:
Enviar um comentário