Pesquisar neste blogue

terça-feira, 4 de novembro de 2014

SEGURANÇA NAS REDES SOCIAIS

Quais os principais problemas de segurança encontrados nas redes sociais?

As pessoas que difundem o SPAM interferem nas redes sociais, afetando diretamente quem as utiliza.
As técnicas mais usadas pelos spammers são:
·         Uso de software especializado, como por exemplo o FriendBot, que automáticamente envia pedidos de amizade e comentários com publicidade.
·         Envio de pedidos de amizade através de perfis falsos (criados para seduzir o utilizador a aceitar o pedido de amizade). Esse perfil contém, por sua vez, ligações dinâmicas para sítios comerciais ou sítios de phishing;
·         Envio de comentários para os perfis dos falsos “amigos”. Tipicamente, as ferramentas de SPAM angariam o máximo de amigos possíveis, enviando depois o maior número de mensagens para os seus perfis;
·         Roubo de palavras-passe de um determinado perfil, para este ser utilizado no envio de SPAM.
Atualmente ainda não existem filtros para SPAM nas redes sociais. No entanto, é aconselhável que um utilizador bloqueie a possibilidade de enviar comentários, bem como a aceitação automática dos comentários dos “amigos”.
Os riscos de SPAM nas redes sociais são os mesmos associados ao SPAM tradicional:
*      Sobrecarga de tráfego na ligação;
*      Perda de confiança no serviço;
*      Phishing – Roubo de identidade;

Infiltrações em círculos de confiança

Muitas redes sociais permitem que informações pessoais, ou mesmo todo o tipo de informação, estejam disponíveis apenas para os utilizadores dentro do círculo de amizades. Este mecanismo dá, no entanto, uma falsa ideia de proteção aos utilizadores, já que é muito fácil aceder a esse círculo sob falsos pretextos.
Em algumas redes sociais a utilização de scripts ou software especializado, como o Friendbot ou o FriendBlasterPro, é levada a cabo para fazer convites de amizade automáticos.
A pressão existente nas redes sociais e em alguns círculos de amizade para a angariação do maior número de amigos leva a que, muitas vezes, se aceitem utilizadores como “amigossem conferir a autenticidade do seu perfil.

Como posso proteger-me das potenciais ameaças presentes nas redes sociais?

v  Limite a quantidade de informações pessoais que coloca online – Não publique informações que o tornem vulnerável (Ex: morada, telefone, etc...). Tenha cuidado com as informações que terceiros colocam sobre si online.

v  Lembre-se que a Internet é um “local” público – Publique apenas informação que pode ser acessível a qualquer pessoa. Esta recomendação é válida não só para as redes sociais mas também para blogs e outros fóruns de discussão. A partir do momento que coloca informação online, não é garantido que esta possa ser completamente removida; por isso tenha cuidado antes de a disponibilizar.

v  Esteja atento aos estranhos – Nunca revele informações importantes a pessoas que não conhece verdadeiramente.

v  Seja cético – Não acredite em tudo que lê online.


v  Consulte as políticas de privacidade dos serviços que utiliza – Algumas redes sociais partilham e vendem as informações dos seus utilizadores a outras entidades.


Guia de segurança completo (consultar o link)

Sem comentários:

Enviar um comentário