Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 5 de maio de 2017

A importância das atualizações

A exploração de falhas através de softwares desatualizados tem crescido assustadoramente nos últimos tempos, colocando também a nossa privacidade em risco.
Hoje em dia, basta estar conectado para estar suscetível a problemas com malwares ou infeções através de pendrives/dispositivos removíveis. Deste ponto de vista, devemos ter alguns cuidados e dar maior importância às atualizações do Windows.
Tipos de atualizações (updates) num computador:
•Atualizações do Sistema Operativo;
•Atualizações de Antivírus ou outro software de segurança;
•Atualizações de Drivers;
•Atualização de versões de software.

Dentro das atualizações existem diversos tipos, aqui ficam alguns exemplos:
•Actualizações de segurança – para tentar resolver problemas de segurança entretanto descobertos;
•Correções de bugs – quando se detetam erros no software e lançam-se as respetivas correções;
•Melhorias de performance – quando se otimiza o código da aplicação para melhorar a performance geral da aplicação;
•Novas funcionalidades.

Mas qual é então a importância de todas estas atualizações?
As que se devem ter em maior atenção e que não devem ser ignoradas, são as atualizações de segurança ou “críticas”. Estas muitas vezes vêm corrigir erros de segurança detetados que podem pôr em perigo a nossa informação pessoal, os nossos ficheiros, os nossos computadores.
A maior parte dos ataques informáticos, dos famosos “hackers”, acontecem através da exploração de erros/falhas conhecidas de programas e devido à inatividade dos utilizadores, que pura e simplesmente ignoram as atualizações.
Quando eles conhecem o sistema operativo que a máquina do outro lado tem, qual o browser que utiliza, entre outras coisas, começam a explorar as várias falhas conhecidas e públicas, para aceder ao computador.
Daí ser extremamente importante termos o computador sempre atualizado! Sei que muitas vezes é “chato” reiniciar, demora muito a instalar as atualizações, o computador fica temporariamente muito lento, mas… é essencial que se façam estas atualizações! É para vossa segurança!


(imagem da internet)


Sem comentários:

Enviar um comentário