Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Como verificar informações na internet

É importante saber como lidar com as informações e agir com cautela ao receber imagens e arquivos.
 Devemos prestar atenção a alguns detalhes:
õ  Quem é o autor desta informação?
õ  A informação resulta da opinião pessoal de alguém ou é de alguma instituição específica?
õ  A origem do conteúdo é conhecida?
õ  Qual a data real da publicação do conteúdo? Pode não ser a data em que a divulgação foi feita. Muitas vezes, um boato ou lenda vai surgindo disfarçada de algo recente.
Os Spams, e-mails não solicitados, são enviados para um grande número de pessoas. Embora a maior parte seja apenas propaganda, outros podem conter vírus ou códigos maliciosos que podem comprometer a segurança e a privacidade.
Spams também são iscas para o phishing (termo oriundo do inglês "fishing" que significa pescaria), um tipo de fraude muito comum.
Boatos e informações falsas nas redes sociais possuem um enorme potencial de divulgação.
  • Se duvidares da veracidade de uma informação, procura confirmar em outros sites onde ela é reproduzida. Nessas horas, o Google (ou qualquer outro site de pesquisa) é o melhor aliado.
  • Muitas pessoas criam perfis falsos ou temporários para disseminar informações falsas ou notícias mal apuradas. Verifica se a informação é divulgada pelos perfis de grandes portais de notícias.
Sites especializados em desmascarar boatos
Alguns sites são especializados em divulgar e esclarecer as farsas mais frequentes do mundo virtual, sejam elas enviadas por e-mail ou publicadas em redes sociais.
(imagem da internet)

Sem comentários:

Enviar um comentário