Pesquisar neste blogue

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

A CIBERSEGURANÇA

O aumento crescente e exponencial da Internet, quer ao nível geográfico, quer no número de utilizadores e serviços disponibilizados, lançou vários desafios e potenciou o aparecimento de um vasto conjunto de ameaças no ciberespaço. Se, por um lado, a implementação de medidas reativas de segurança na Internet conduz tendencialmente à diminuição de ameaças, por outro lado, a prevenção e a formação contínua dos utilizadores podem revelar-se um forte aliado na implementação de medidas pró-ativas e que evitem a execução de tais ameaças.


Cibersegurança: uma preocupação e uma prioridade de todos...

A Cibersegurança engloba toda uma panóplia de meios e de tecnologias, que almejam proteger computadores, programas, redes e dados, de quaisquer danos e invasões ilícitas, assim como comportamentos e atitudes dos utilizadores e que, de alguma forma, condicionam a segurança da informação. E à medida que o mundo aumenta a sua interligação, mais gente partilha a responsabilidade de garantir a segurança do Ciberespaço.
Com o constante aumento do número de dispositivos eletrónicos existentes (Internet das Coisas) e dos seus utilizadores, assim como dos negócios realizados online e das informações guardadas em rede, a segurança no Ciberespaço tem-se tornado uma preocupação séria das pessoas, das empresas, dos governos e das nações, interferindo diretamente com a confiança nos sistemas, o que é fundamental para a aceitação das evoluções tecnológicas.
Para as empresas e instituições, a Cibersegurança é mesmo um risco empresarial. A segurança da informação é um tema muito sensível que obriga a novos processos por parte destas entidades, derivados do novo Regulamento Geral de Proteção de Dados.
Mês Europeu da Cibersegurança é uma campanha divulgada anualmente na Europa para consciencialização sobre as ameaças à cibersegurança e promover a cibersegurança junto dos cidadão e das organizações.
Uma das iniciativas desta campanha é a divulgação das fraudes informáticas e das medidas que podem ser tomadas para as evitar.
Consulte os cartazes sobre as diversas fraudes informáticas, preparados pelo Centro Europeu de Cibercrime da Europol:








Sem comentários:

Enviar um comentário